Fim à calvície e aos fios brancos?

Já imaginou não precisar mais se preocupar com o surgimento dos fios brancos nem com a queda deles? Pois isso pode se tornar realidade em um futuro próximo, já que uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York descobriu qual é proteína responsável pelo crescimento e pela coloração das madeixas. Ela foi batizada de Wnt.

Comandada pela médica Mayumi Ito, a pesquisa saiu na Cell, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. No artigo, os cientistas demonstram que a proteína descoberta inicia uma reação nas células tronco do couro cabeludo, aumentando a produção de folículos e melanócitos e fazendo com que eles trabalhem juntos para gerar o crescimento capilar e produzir pigmentos.

Ainda segundo o estudo, a anormalidade ou a ausência da Wnt inibe o surgimento de novos fios e impede a formação de cor. E as constatações positivas não foram apenas estéticas. A pesquisa também poderá ajudar a combater doenças graves como o melanoma e o câncer de pele. Isso porque os métodos da comunicação entre as células-tronco, que foram descobertos nos fios de cabelo, podem dar pistas importantes para regenerar órgãos mais complexos.

Na questão puramente capilar, a descoberta dos cientistas americanos traz a perspectiva de produção de novos remédios e loções que elevem os níveis de Wnt e, consequentemente, restaurem os fios brancos ou grisalhos para sua cor natural ao mesmo tempo em que impede a queda.