Saramago para Aprender

Estão abertas as inscrições para o curso que aborda as obras do escritor Saramago na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), de 14 de agosto a 11 de setembro

O curso "Relendo Saramago", com Maria Regina Barcelos Bettiol e Paulo Kralik Angelini enfoca algumas obras de relevo do escritor, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português José Saramago.

Seu estilo inconfundível, que confunde alguns leitores, se baseia num ritmo eloquente, onde a vivacidade da comunicação é mais importante do que a correção de uma linguagem escrita. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 e do Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa, o notável escritor garantiu à prosa em lingua portuguesa o merecido reconhecimento internacional.

O curso será dividido em duas partes. Na primeira, ministrada pela Doutora em Letras Maria Regina Barcelos Bettiol, Saramago denuncia a opressão existente entre a aristocracia e o povo, faz uma feroz crítica ao fanatismo religioso e sublinha o papel da arte e da cultura ibérica na Europa e na Nova América. A aula 1 abordará o livro "Memorial do convento" e a 2, "Jangada da Pedra".

Já a 2ª parte traz livros onde o autor penetrou de maneira mais investigadora nos caminhos da sociedade contemporânea, questionando a sociedade capitalista e o papel da existência humana condenada à morte. O professor Paulo Kralik Angelini, Doutor em Letras, discutirá os livros "O Ensaio Sobre a Cegueira’ e ‘As Intermitências da Morte’.

Os encontros ocorrerão nos sábados, dias 14 e 21 de agosto e 4 e 11 de setembro, na Sala C2 (2° andar), das 14h às 16h, tendo como custo R$ 100,00 pelos quatro encontros.

Informações e inscrições no Setor de Programação (2° andar), no turno da da tarde, ou pelo telefone 3211-5608.