Porto Alegre em Cena

O Porto Alegre em Cena chega a sua 17ª edição com a excelência que faz dele um dos maiores festivais de teatro do mundo. 

Alguns dos mais incríveis encenadores e artistas estarão reunidos na cidade em setembro: Bob Wilson, com sua montagem de “Happy Days”, de Samuel Beckett e a magnífica exposição VIDEO PORTRAITS que já passou por todas as grandes capitais do mundo e agora, graças ao Porto Alegre em Cena e ao Santander Cultural, chega a Porto Alegre; o lituano Eimuntas Nekrosius apresentando, de Dostoievski, o célebre romance “O Idiota”; Ute Lemper cantando um repertório escolhido a dedo, em que figuram desde os clássicos do cabaret alemão até Nick Cave; Goran Bregovic e sua incrível orquestra num repertório báltico desbravador; “Antígonas”, uma montagem argentina estrelada pela grande Ingrid Pelicori; a cantora portuguesa Maria João e o pianista Mário Laginha, juntos, no lançamento de “Chocolate”; Enrique Diaz com a premiada “In on It”; os gaúchos Paulo José, e a sensível encenação de “Um navio no espaço ou Ana Cristina César”, e Gilberto Gavronski, com “Dona Otília e outras histórias”, de Vera Karam; Adriana Calcanhotto e Marcelo Jeneci, com “Partimpim Dois” e “Feito para acabar”; citando alguns exemplos internacionalmente conhecidos.

O festival, que acontece entre 8 e 27 de setembro,  reúne ainda o melhor da produção local em um conjunto de dez espetáculos que concorrem ao já tradicional Prêmio Braskem Em Cena. A cerimônia de entrega dos prêmios deste ano traz a participação de um dos grandes espetáculos gaúchos na temporada 2009: “Cabarecht”, de Humberto Vieira.

Realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, com a parceria das empresas Petrobras, Braskem e NET, que apresentam o festival, mais a Caixa, a Multiplan - BarraShoppingSul, a Cia Zaffari e a Eletrosul, que completam o time de patrocinadores e o Santander patrocinando a exposição, o Em Cena ganhou grandes proporções e muita credibilidade ao longo das dezesseis edições anteriores, tornando-se um dos principais eventos do gênero no Brasil. Projeta-se mundo afora graças à qualidade e à diversidade de sua programação. Japão, França, Lituânia, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Itália, Venezuela, Argentina e Uruguai são países que se fazem presente nos palcos gaúchos nesta edição. Amazonas, Ceará, Pernambuco, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná são os estados brasileiros representados com espetáculos este ano.   

Mais uma vez, o Projeto de Descentralização levará espetáculos a todas as regiões periféricas da cidade, como uma iniciativa consolidada na grade do festival, levando arte e cultura para essas comunidades. As atividades formativas também enriquecem e dão organicidade ao festival. São oficinas abertas ao público interessado, gratuitas, com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, enfim, todo o universo de pessoas ligadas às artes cênicas. O Ponto de encontro do festival, nesta edição, prioriza o encontro de artistas potencializando atividades e troca de idéias. O local escolhido para esta agradável atividade foi o recém aberto Café Bertoldo, da Casa de Teatro de Porto Alegre.

Confira a programação da 17º edição!


ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS


2x3+1=7 - França
Alkohol, Goran Bregovic - França
Antigonas - Argentina
Cancionero rojo - Argentina
Cuestion de principios - Uruguai
Dr.Jekyll e Mr.Hyde - Espanha
EGO-tik - Espanha
Electra - Uruguai
Final de partida - Venezuela
Happy days - Itália
Lonesome cowboy - Suiça
Los caballos - Uruguai
Los padres terribles - Uruguai
Maria João e Mário Laginha – Portugal
Pedro Abrunhosa & Comitê Caviar- Portugal
Por tu padre - Argentina
Reflejos - Argentina
Reglas, usos y costumbres en la sociedad moderna – Espanha
Sissy! - França
Solo brumas - Argentina
Sonata de otoño – Uruguai
Surdomundo – Argentina / Brasil / Uruguai
Tobari (Sankay Juku) - Japão
Último tango em Berlim (Ute Lemper) - Alemanha


ESPETÁCULOS NACIONAIS

A Inquietude - RJ
A máquina de abraçar - SP
A megera domada - RS
A última miragem - SP
Anatomia frozen - SP
Araras e bananas - RJ
As Troianas – Vozes da Guerra - SP
Ato de comunhão - RJ
Babau ou a vida desembestada do homem que tentou engabelar a morte - PE
Carícias - PE
Carmem de La Zone, a lenda urbana - AM
Corte Seco - RJ
Dona Otília e outras histórias - RJ
Feito para acabar - SP
Hamelin - RJ
Hilda Hilst - O espírito da coisa - SP
In on it - RJ
Kabul - RJ
Na palma dos olhos - TO
Na solidão dos campos de algodão - RJ
Navalha na carne - SP
O ano do pensamento mágico - SP
O cantil - CE
O grande inquisidor - SP
Luiz Tatit – Sem destino
Partimpim dois (Adriana Calcanhotto) - RJ
Psicose 4h48 – PR
Rubros - MG
Torturas de um coração - RJ
Um navio no espaço ou Ana Cristina César - RJ


ESPETÁCULOS LOCAIS


A caravana da ilusão
As bufa
As sete caras da verdade
Cabarecht
*Dentro fora
*Dar carne à memória
*Elefantilt
Herlói, o herói
* Homem que não vive da glória do passado
*Milkshakespeare
*My house
*O Avarento
*O gordo e o magro vão para o céu
*Play Beckett
*Solos trágicos

*Espetáculos que concorrem ao 5º Prêmio Braskem em Cena

EXPOSIÇÃO
ROBERT WILSON
VIDEO PORTRAITS