Cientistas acham o gene da calvície

Você pode não saber onde foi parar o seu cabelo, mas os cientistas sabem agora qual deve ser o gene culpado pela calvície.
Segundo a CNN, o estudo foi conduzido por pesquisadores das Universidades de Columbia, Rockefeller e Stanford.


O gene dos carecas foi chamado de APCDD1. O problema hereditário chamado de hipotricose simples começa ainda na infância, quando os cabelos grossos são substituídos por cabelos mais finos ou penugem, num processo chamado de miniaturização do folículo piloso.

O problema de miniaturização é o mais comum na calvície masculina, mas a descoberta ainda não explica todo o processo de perda de cabelo. O gene pode ser ligado e desligado em linhagens hereditárias em ratos; nenhum teste com humanos foi ainda realizado.

Importante: Se uma pesquisa diz que tal gene é responsável pela calvície (poderia ser para obesidade, infarto, sexy appeal, etc), na verdade isso significa que alterando tal gene todo o sistema responsável pela calvície ( ou obesidade, ou infarto, etc) é alterado. Nenhum gene tem todo este poder. Ele apenas faz parte de uma cadeia que funciona bem junta, mas, quando desligado, passa a alterar todo o funcionamento do organismo.