Marlene Dietrich será primeira estrela da 'Calçada da Fama' de Berlim
BERLIM — A falecida atriz Marlene Dietrich será a primeira personalidade homenageada na "Calçada da Fama" da capital alemã na próxima quinta-feira, por ocasião do Festival de Cinema de Berlim.
A inauguração oficial desse Bulevar da Fama berlinense está prevista para o final do verão europeu, mas a escolha da primeira estrela será anunciada oficialmente semana que vem pelo diretor da Berlinale, Dieter Kosslick, e pelo prefeito Klaus Wowereit.
A atriz e cantora nascida em Berlim e naturalizada americana, foi escolhida por um júri de cinco pessoas designadas por instituições como a Cinemateca Alemã e a Academia Cinematográfica.
O Bulevar da Fama, situado em Potsdamer Strasse, onde fica, também, o Museu do Cinema e Televisão, acolherá numa primeira etapa 40 vedetes - atores, realizadores, compositores de música, apresentadores de televisão e roteiristas de expressão ou origem alemã, mortos ou vivos.
Devem fazer parte da lista o produtor Roland Emmerich, os cineastas Fritz Lang, Fatih Akin, Rainer Werner Fassbinder, Michael Haneke, Wim Wenders e Billy Wilder, os atores Klaus Kinski ou Arnold Schwarzenegger, as atrizes Romy Schneider e Hanna Schygulla.
O presidente do júri da 60 edição da Berlinale - 11 a 21 de fevereiro -, o realizador alemão Werner Herzog, também poderá fazer parte desses 40 primeiros.