Feira em Londres exibe Arte Cinética


Obras de arte que se movem, brilham e reagem ao movimento humano estão expostas na Feira de Arte Cinética de Londres.
O objetivo da feira é misturar ciência, arte e engenharia.
Segundo os organizadores, a arte cinética é determinada por movimento, som, luz, processos mecânicos e responde à participação do espectador.

A arte cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.

Arte relacionada com o movimento. A primeira mostra de Arte Cinética foi realizada em 1955 pela galeria Denise René, de Paris, intitulada de "Le Mouvement" reuniu trabalhos de Calder, Duchamp, Agam, Pol Bury, Tinguely e Yves Klein.

Na ocasião Vasarely publicou o "Manifesto Amarelo". Só nos primeiros anos da década de 60, contudo, o Movimento se confirma, através de Exposições em Zurique, Holanda e Iugoslávia entre outros centros da vanguarda da época.

O termo costuma ser usado para designar um tipo de Escultura que incorpora um motor ou as que são dirigidas por fluxos de ar.




Artistas como Marcel Duchamp (1887-1968), Alexander Calder (1898-1976), Vasarely (1908), Jesus Raphael Soto (1923), Yaacov Agam (1928), Jean Tinguely (1925), Pol Bury (1922) e o brasileiro Abraham Palatnik (1928), são apontados como expoentes desta linguagem.

Assista ao primeiro vídeo da feira aqui!