Mechas de Verão

Mechas naturais com toque chique são a tendência da temporada. É o que dizem as grifes de moda-cabelo.
Looks que mesclam as nuances de um modo discreto, porém sofisticado, são a aposta das marcas mais badaladas de coloração para este verão. Sergio G., do salão paulistano W Iguatemi, acredita que raízes escuras e pontas claras já eram. “O efeito californiano passou”, sentencia. Luzes douradas e difusas, criando diversos efeitos de cor e luz, estão em alta. “As nuances se misturam, elaborando um resultado bem sutil”, explica. Para Rodrigo Cintra, também do W e consultor da marca Keune, a tendência pede naturalidade, sem abrir mão da sofisticação. “Os visuais são mais simples tanto na cor quanto no penteado”, diz. Já Renato Fuzz, de Florianópolis, representante da Wella Professionals, diz que o contraste suave entre os tons deve ser a cara do verão, assim como as técnicas em degradê. Isso vale tanto para os louros quanto para os castanhos – com mechas douradas. Conheça a seguir as ideias de seis grandes marcas e os comentários de especialistas sobre os procedimentos. A exceção da “onda naturalista” é o visual da Schwarzkopf Professionals, que sugere fios claríssimos com pontas rosé – extravagância que deve agradar às clientes moderninhas.




Matrix

Os tons de mel e dourado são a base da nova coleção Honey.Luxe, com técnicas de mechas inspiradas na perfeita simetria das colmeias. Segundo Rafael Silva, educador artístico da marca, o visual combina com qualquer tom de pele, mas o ideal é que o cabelo seja liso. Entre os produtos usados estão a coloração em creme Socolor.beauty, que fortalece a estrutura capilar, a coloração tonalizante In Shine e o pó descolorante VLight. O procedimento inclui mechas de quatro tons diferentes no topo da cabeça, a partir de um desenho que lembra, de fato, uma casinha de abelha. No visual ao lado, para bases claras, o cabelo recebeu Ultra Blonde 12 com Oxidante Creme 40 volumes, InShine 6.34 e Socolor.beauty 9.7. O resultado é sofisticado, com efeito tridimensional, ideal para combinar com a pele bronzeada.



Schwarzkopf Professional

Estilosa e muito sofisticada. Assim é a tendência elaborada pela marca alemã. Ideal para bases claras, a proposta inova na combinação do louro claríssimo, levemente acinzentado, com toque rosado nas pontas. Segundo Carla Miyata, técnica da grife, um mix da coloração Igora Royal 12-111 Super Clareador Cinza Extra Intenso e Loção Ativadora Tratante de Igora Royal 12% é aplicado sobre o comprimento e as pontas. Somente ao término do processo a mistura é empregada na raiz. A cor 2 (BlondMe Aditivo de Cor Rose puro + BlondMe Loção Ativadora 2% 7 volumes) é passada com uma técnica de mão livre no comprimento e nas extremidades. “É fundamental caprichar na aplicação da tintura nas pontas. A cor deve permanecer nos fios de acordo com as instruções do fabricante”, explica a especialista.

Joico


O segredo desse look, de acordo com Narciso Netto, gerente técnico da World Professional Academy Joico Brasil, é a saúde dos fios. “O cabelo deve estar em boas condições para ser processado e atingir esse grau de clareamento”, avisa. Foram usadas duas fórmulas de coloração, na técnica chamada diagonal cruzada. A primeira leva Vero K-PAK Chrome ½ Amarelo verdadeiro + ½ Clear com Vero K-PAK Chrome Activator (papel laminado dourado) e a segunda, Vero K-PAK Chrome ½ Amarelo verdadeiro + ½ Clear +

uma fita de 5,1 cm de Laranja verdadeiro com Vero K-PAK Chrome Activator (papel laminado cobre). O processo ainda leva K-PAK Shampoo e o selador K-PAK Cuticle Sealer. Para finalizar, as madeixas foram tonalizadas com Vero K-PAK Chrome ½ V9, além de ½ Clear com ativador Vero K-PAK Chrome. O resultado é um louro platinado com toque de amarelo na franja longa: audacioso e requintado ao mesmo tempo.



Wella Professionals

“Esse visual é a cara do verão brasileiro”, destaca o cabeleireiro Renato Fuzz, expert da marca alemã. Para alcançar o resultado da foto, foram usadas quatro nuances (12/11, 12/89, 12/61 e 12/0) da coloração em creme Color Perfect Special Blonde. Todas misturadas ao oxidante Blondor. “A técnica de coloração, realizada em 360 graus, alterna mechas finas nas quatro tonalidades, formando um degradê suave, com pontos de luz no alto da cabeça e nas pontas. Para facilitar o trabalho, as seções devem ser embrulhadas em papel alumínio de cores diferentes”, detalha Renato. A finalização é essencial para ressaltar o movimento criado pela coloração. O look ao lado ganhou movimento graças à dobradinha brushing e High Hair Crystal Styler, loção que dá volume e brilho.
 
Keune


Inspirada nos looks elegantes das celebrities que frequentam a Riviera Francesa, a coleção Allure by Day é a aposta da grife holandesa para as mechas de verão. “Ela é caracterizada por visuais naturais, sem cores muito contrastantes. Há apenas algumas diferenças nos níveis para criar mais profundidade e movimento no cabelo”, conta o hairstylist Rodrigo Cintra. A modelo da foto já tinha o fundo louro natural, que foi preservado. O resultado em degradê sutil é fruto da aplicação da coloração Tinta Color 7.32 na raiz, da nuance 9.32 no meio e de pó descolorante Keune Magic Blonde nas pontas. O mix destaca o corte contemporâneo e leve, típico de quem sempre está impecável sem parecer que investe muito esforço.



Redken

Para o próximo verão, a marca se associou ao salão carioca Crystal Hair a fim de criar dois looks bem luminosos e radiantes. O da foto leva a assinatura do expert em coloração Felipe Freitas e se baseia no alcance máximo de clareamento sem demarcação de raiz. “É ideal para quem quer ter fios dourados e glamourosos”, avisa o especialista. A parte de trás da cabeça é dividida em mechas horizontais de 3 a 4 centímetros de espessura que, depois, são subdivididas em porções verticais de 2 a 3 cm. Em seguida, a área levou a aplicação do creme clareador nutritivo

Blond Icing, concentrando maior quantidade no meio e nas pontas e esfumando em direção à raiz, e do Blond Icing Revelador 40 volumes. O processo foi repetido em toda a cabeça. Depois do tempo de pausa para o clareamento, os fios receberam banho de brilho com Shades EQ Crystal Clear durante 20 minutos.