O Pente que te Penteia

Descubra qual o modo mais fácil e o produto ideal para arrumar seu cabelo e dar uma repaginada no seu visual!
A maior variedade de produtos possibilita diferentes efeitos e texturas de acordo com o gosto e o tipo de cabelo, mas também pode confundir um pouco a cabeça do consumidor na hora de escolher o item mais adequado. Confira as dicas abaixo para saber a melhor maneira de aplicar e utilizar o finalizador que melhor combina com o seu fio.

 
A regra geral é evitar a aplicação dos finalizadores na raiz do cabelo e utilizar um xampu antirresíduos de uma a três vezes por semana, para fazer uma limpeza profunda nos fios.
 
Gel: Campeão de preferência entre o público masculino, o gel é a melhor opção para quem precisa adotar um look mais comportado e manter os fios no lugar o dia todo. A aplicação deve ser feita sempre com o cabelo úmido, retirando apenas o excesso com a toalha.
 
Um dos erros mais comuns é exagerar na quantidade. Para fios curtos, uma bolinha do tamanho de uma ervilha é o suficiente.
 
Espalhe primeiro nas mãos, e depois nos fios, tentando não esfregar o gel na raiz, mas sim nas pontas e comprimento do cabelo - nunca comece pela frente, para evitar o típico visual "lambido", carregando essa área de produto. A secagem deve ser ao natural e o resultado é o de brilho com efeito molhado.


Cera ou pomada: Os dois produtos são similares, ideais para destacar mechas e estilizar cabelos curtos, sem o brilho molhado do gel.

Com consistência pastosa, ambos devem ser usados após o secador, e funcionam melhor em cabelos lisos e possibilitam a mudança no formato dos fios no decorrer do dia. É importante não pesar a mão na hora de aplicar, pois o cabelo pode ganhar uma aparência ensebada.

Uma bolinha do tamanho de uma uva é o bastante - melhor passar menos e depois complementar se for necessário, do que carregar e deixar o cabelo pesado.

O produto deve ser esfregado na palma das mãos e aplicado nas pontas, sem chegar ao couro cabeludo. Como eles deixam o cabelo maleável, o penteado pode ser alterado ao longo do dia.

Condicionador sem enxágue ou leave-in: Ambos os nomes são utilizados para identificar o mesmo produto, cuja função é hidratar, disciplinar e reduzir o efeito frizz dos fios.

Pode ser usado em cabelos lisos ou cacheados, de qualquer comprimento. A aplicação deve ser feita nos fios úmidos, retirando-se apenas o excesso de água com uma toalha.

Espalhe a quantidade equivalente a uma pérola nas mãos e aplique por todo o comprimento, evitando a raiz.

O cabelo vai ganhar um toque de brilho, com aspecto sedoso e maleável, sem fixação forte. Deixe secar naturalmente.

Ativador de cachos e serum: Embora o cabelo liso seja a preferência nacional feminina, ondas e cachos estão presentes na maior parte das cabeças brasileiras.

Para exibir um look saudável e disciplinado nesse tipo de fio, comece pela aplicação de um ativador de cachos nos cabelos ainda úmidos - basta apenas retirar o excesso de água com a toalha. Em cabelos longos, uma bolinha do tamanho de uma noz é o suficiente para modelar os fios. Aplique o produto primeiro nas mãos, e depois vá amassando o cabelo, das pontas para o meio, sem chegar à raiz.

Vale inclinar a cabeça para facilitar o processo - um erro comum é começar a aplicação de cima para baixo, deixando o produto todo na raiz. Para finalizar, faça uso de um serum. O produto ajuda a diminuir os fios arrepiados, trata as pontas duplas e deixa o cabelo com um brilho saudável. Dê apenas duas borrifadas na mão, para comprimentos longos, e espalhe ao longo dos fios, sem contato com o couro cabeludo. Evite excessos para não deixar o cabelo com uma aparência oleosa. Deixe secar naturalmente.


Mousse: Indicado para cabelos ondulados e cacheados, o produto define e fixa com mais intensidade que o ativador de cachos. É ideal para quem deseja manter o penteado impecável por mais tempo.

Deve ser aplicado nos fios úmidos, retirando apenas o excesso de água com a toalha. Em cabelos longos, uma bola do tamanho de um limão dá conta do recado. Espalhe o produto nas mãos e vá passando ao longo dos fios, começando do meio para as pontas, sem atingir a raiz.

A secagem pode ser ao natural, ou com difusor, sempre amassando os fios para ressaltar os cachos. O resultado sem o uso do secador costuma ser melhor.

Protetor térmico: Ideal para quem usa secador, chapinha e babyliss, o produto ativado pelo calor é aplicado nos fios úmidos antes do processo, para protegê-los.

Alguns protetores também atuam na nutrição do cabelo e ajudam a manter por mais tempo o efeito do penteado. Aplique uma quantidade semelhante ao tamanho de uma pérola usando as mãos, apenas no comprimento, sem atingir a raiz.

Depois, use um pente para espalhar o produto ao longo do cabelo. Um serum pode ser usado também para finalizar o penteado, dando mais brilho, reduzindo o frizz e protegendo os fios da umidade. Caso haja excesso na aplicação do produto, passe um pouco de ar quente do secador para evaporá-lo. Tanto o protetor térmico como o serum podem ser usados em todos os tipos de cabelo.

Por DANIELA SALÚ