Exposições Mostram a Arte da Moda

Uma lista dos estilistas em cartaz e alguns dos principais museus de design no mundo


Moda é arte? A pergunta é uma das primeiras a serem mastigadas pelos alunos de fashion design e já ganhou reflexo entre os questionamentos da filosofia. Se exposições respondem à pergunta, Yves Saint-Laurent, Armani e Dior são alguns dos nomes em cartaz atualmente - e uma mostra sobre Diane von Furstenberg vem ao Brasil em abril.


Somando os conceitos de arte – uma expressão da cultura e dos valores de um tempo feita em valores estéticos –, e de moda – um sistema temporal reponsável por traduzir um contexto sociológico e político –, a roupa tem o seu papel na galeria das iluminações artísticas. Essa condição moda-arte se fortaleceu no século 20. Os signos que antes eram apreciados e contestados nas obras clássicas, ganharam suas versões no ainda raso universo fashion.
Longe de chegar a um decreto, roupa pode ser arte levada para a rua, uma arte de consumo. A moda pode até não virar objeto de apreciação, mas tornou-se um importante documento, registrando as manifestações de cada época da história. Confira a seguir as exposições mais bacanas e os museus de moda mais importantes do mundo. Faça sua listinha de viagem e descubra se a moda é arte.

Diane Von Furstenberg – Ela foi parar no topo dos estilistas da década de 70 com o vestido envelope, que está entre os 140 modelos expostos na "Jornada de um Vestido", que chega ao shopping Iguatemi, em São Paulo, no dia 8 de abril. A homenagem expõe uma cronologia das criações famosas da designer, desde a sacada disco do Studio 54 aos dias de hoje.


Armani – Os looks de tapete vermelho compõem a mostra em cartaz na loja da grife na 5th Avenue, em Nova York. São os modelitos usados por meninas estilosas como Anne Hathaway, Penelope Cruz e Lady Gaga. A exposição red carpet pega carona no Oscar que rola neste domingo (07/03) e continua até o dia 21 de março.

Yves Saint-Laurent – É a primeira retrospectiva do estilista morto em 2008. São 307 peças do prêt-à-porter à alta-costura, além de documentos, croquis e filmes explorando a carreira do estilista. A exposição estreia no dia 11 de março e fica em cartaz até agosto no Petit Palais, em Paris.


Rodarte – A marca norte-americana nascida em 2005 ganhou destaque nas semanas de moda de Nova York, arrebatou queridinhas como a atriz Natalie Portman e é dona da mostra no National Design Museum que vai até 14 de março. É uma seleção dos looks que marcaram as dez temporadas feitas pela grife, mostrando os looks conceituais e o mix de materiais.

Dior – Batizada de “Paixão Criadora” a mostra conta a história da maison francesa dos vestidos de Christian Dior, de 1947, aos recortes de John Galliano feitos em 2009.

Fica em cartaz até abril no museu Président Jacques Chirac, em Sarran, na França.