Ópera do Malandro na CCMQ

A Cia de Teatro Musical Ernani Poeta colocará em cena a nova montagem da “Ópera do Malandro” de Chico Buarque, com 16 atores cantores e cinco músicos (contrabaixo, cavaquinho, violão, teclado e percussão), que executarão as músicas e sonoplastia ao vivo. As apresentações ocorrerão de 10 a 26 de junho, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, sextas e sábados, 21h e domingos, às 19h. 


Nesta versão, no lugar de grandes cenários, apenas três caixas e duas escadas, que além de servir como objetos de cena serão utilizadas por alguns atores como apêndice do corpo dos personagens. Os que não puderam se apropriar delas negociarão com os que tiverem, para poder ascender e subir pelo menos um degrau nessa escada. Com figurinos confeccionados em tons entre o preto e o branco e o uso da luz para dar um efeito de envelhecimento, é criado um mundo que reflete o que vivemos, sem a máscara das  boas maneiras. Tem ainda pinceladas de metateatro (existe uma bala perdida que atingirá um dos atores em cena aberta e outro virá substituí-lo - os atores que fazem personagens com poucas falas, acreditam que existe um agente da Rede Globo na platéia e aproveitarão seus diálogos para mostrar todo o seu talento; além da rivalidade entre atores principais, coadjuvantes e figuração), com o propósito de pôr à mostra o submundo que geramos com a nossa estrutura social, baseada no antagonismo entre as classes.

Os acontecimentos que cercam a realidade dos personagens como o nazismo, os bailes no Catete, e a própria alienação de uma sociedade que vive comodamente na ignorância, serão eventualmente transpostos para o palco, numa divisão do espaço cênico, delimitado pela luz: A Sra. Vitória Fernandes de Duran jogada ao chão (primeiro plano) lamentando o casamento da filha (sua moeda de troca por prestígio e uma vida melhor) com um contraventor. Vive o drama de ser rejeitado por uma sociedade que baila nos Salão Nobres do Palácio do Catete (segundo plano), enquanto judeus marcham a passos largos para o extermínio (terceiro plano).

O espetáculo Ópera do malandro está com vendas antecipadas de ingresso pelo site www.cordasecordas.art.br, de segunda a quinta-feira. 

SERVIÇO:

Período: 10 a 26 de junho de 2011.

Dias: Sextas e sábados, 21h e domingos, às 19h.

Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736)

Ingressos: R$ 35,00 com descontos de 25% para Clube do Assinante  e de 50% para maiores de 65 anos  e estudantes.