Ph ideal do seu Shampoo


Depois dos produtos sem sal uma nova moda anda fazendo a cabeça das consumidoras de produtos capilares: a busca por produtos com pH baixo.
O pH, potencial hidrogeniônico, determina o grau de acidez e alcalinidade de todo produto que possua água em sua formulação, assim como o corpo humano e os cabelos. Sua escala vai de 0 a 14 (o índice 7 é o neutro. Ao se deslocar na escala, os valores inferiores a 7 estão caminhando para o índice ácido e os valores superiores ao índice alcalino).
O pH mexe literalmente com nossa cabeça, mais precisamente com nosso cabelo. E se alguém te disser que ele pode tanto estragar como contribuir para deixar seus cabelos mais belos? O segredo começa no shampoo que você usa.

A composição química do cabelo se estende ao longo dos fios capilares, basicamente é constituída por proteínas que se ligam entre si para formar longas cadeias através de três diferentes ligações: ligação dissulfeto, ligação iônica e ligação de hidrogênio. Na raiz contém ligações de hidrogênio, até a metade dos fios existem as ligações iônicas e, nas extremidades, as pontes dissulfeto (S – CH2) completam a estrutura do cabelo.

A camada externa que protege o fio, chamada de cutícula capilar, tem pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com seu couro cabeludo devem ser neutros (pH = 4 – 5,8) ou levemente ácidos (até pH = 6,1). Por exemplo, se lavarmos os cabelos com shampoo alcalino (pH básico = 8,5) suas cutículas se abrirão, deixando-os opacos. O resultado é um cabelo sem brilho, difícil de pentear e embaraçado. O curioso é que estes danos se acentuam nas extremidades dos fios, sabe por quê? As pontes de dissulfeto que compõem essa parte são quebradas em meio alcalino, daí aparecem as famosas pontas duplas. 


Como se viu, a função de um shampoo não é só limpar o cabelo, ele precisa também tratá-lo, agora é só escolher o pH ideal.

E quando o cabelo possui algum tipo de química principalmente alisamento, os cuidados com os fios precisam ser redobrados. O pH balanceado de um Shampoo deve ser similar ao da fibra capilar (em torno de 4,5 a 5,5), mas também deve ser capaz de abrir as escamas do fio e promover a limpeza, sem agredir a cutícula capilar.
Os condicionadores e cremes em geral, principalmente os de tratamento e de tratamento de choque, devem ter pH mais baixo para que os ingredientes ativos possam penetrar na fibra capilar, proporcionando uma  hidratação profunda e eficaz, facilitando a selagem das escamas e o realinhamento da fibra capilar.