Retrospective Guy Bourdin 2011

A Casa de Cultura Mario Quintana sedia a Réctrospective Guy Bourdin, uma exposição de fotografias de moda, filmes e editoriais em movimento produzidos pelo artista entre 1950 e o início dos anos 1990, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), aberta ao público a partir do dia 13 de maio.

O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Cultura, o MAC-RS e a Oi & Oi Futuro trazem a Porto Alegre a mostra do renomado fotógrafo francês que trabalhou por mais de 30 anos para a Vogue francesa e influenciou gerações de fotógrafos e cineastas.

Guy Bourdin foi um dos precursores da fotografia no mundo da moda, misturando foto e arte contemporânea. Através de suas técnicas inovadoras e audaciosas, ele criou uma forma de fantasia aliando seu talento estético às situações inesperadas e principalmente ousadas. Utilizando a moda e a fotografia como suas ferramentas, o fotógrafo explora reinos entre o absurdo e a sublimação, tendo como fonte de inspiração o surrealismo e o humor. Guy Bourdin deu um novo sentido à fotografia.

Unindo o olho de um pintor e a liberdade de um fotógrafo, Guy Bourdin criou imagens integrando histórias, composições e cores fascinantes. Suas imagens fazem parte do imaginário coletivo, sempre ligadas aos grandes nomes da moda como Christian Dior ou Charles Jourdan. Seu trabalho nos faz pensar no gênio do cinema Alfred Hitchcock, pois cada uma de suas obras nos permite uma interpretação pessoal. Hoje Guy Bourdin serve como inspiração para grandes nomes da fotografia contemporânea.

A exposição poderá ser visitada nas galerias Xico Stockinger e Sotero Cosme nas segundas-feiras, das 14h às 21h, de terças às sextas, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 12h às 21h.