Cinema Francês de graça na Internet

Durante 15 dias, os cinéfilos brasileiros podem assistir a dezenas de filmes no primeiro festival de Cinema Francês na Internet.
No site do evento, www.myfrenchfilmfestival.com , os internautas podem mesmo participar na eleição da melhor película.
Cada visualização custa 99 cêntimos. Mas em países como o Brasil e a Rússia, os filmes são gratuitos.
A Euronews entrevistou o Diretor do Festival.
Euronews: “A UniFrance e o Allociné propõe um novo conceito de festival. Pode apresentar-nos as principais características do evento?”
Gregory Lassalle: “É o primeiro festival do mundo do cinema francês em linha, digital. O sítio na Internet, está traduzido em dez línguas. Os filmes são legendados. Há ‘chats’ e fóruns em cada país. É uma oportunidade para que as pessoas do mundo inteiro, possam ver dez filmes francesas na sua própria língua, durante um determinado tempo e num determinado sítio”.
A votação para eleger a melhor longa-metragem e a melhor curta metragem decorre de 14 a 19 de janeiro.
Uma das curtas-metragens selecionadas é a última Palma de Ouro do Festival de Cannes. “Cães Ilhados”, de Serge Avedikian, conta a história da erradicação dos cães em Istanbul, no início do século XX.
O princípio do festival de Cinema na Internet é chegar a cada vez mais gente.
“O nosso princípio é ir buscar os cinéfilos a casa, e depois recorrer a todos os modos de distribuição a televisão ligada à internet, os smart-phones, e assim multiplicam-se as possibilidade de mostrar a criatividade do cinema francês. É uma maneira de tirar partido das novas formas de distribuição de filmes, dos novos comportamentos do público, num momento crucial da história do cinema no mundo inteiro” considera Regine Hatchondo, Diretora da Unifrance, um dos patrocinadores do evento.