Cinema: The Runaways

Baseado na história da primeira grande banda de rock formada apenas por mulheres, o filme "The Runaways" (mesmo nome da banda) é uma das mais esperadas produções de 2010 pelos roqueiros.

Dirigido também por uma mulher, a italiana estreante em longas Floria Sigismondi - mas com um extenso currículo dedicado ao rock n' roll como diretora de clipes de artistas como The Cure, White Stripes e Marilyn Manson.

Elenco de peso
A história contará com Kristen Stewart (a Bella Swan, de "Crepúsculo"), no papel da guitarrista Joan Jett, e Dakota Fanning (a Jane Volturi, também de "Crepúsculo"), como a vocalista Cherrie Currie, e narra, desde os primórdios de 1975, a formação da banda. As Runaways tinham tanta atitude e eram tão sexualizadas que até hoje chocam.

Sem falar no som: hard rock, quase um protopunk, de primeiríssima grandeza. As meninas não tinham sequer 18 anos. O curioso é que, a princípio, o interesse do então empresário das The Runaways, o músico americano Kim Fowley, era puramente comercial. Mas as garotas acabaram por mostrar que muito mais a oferecer que ser simplesmente uma bandinha feminina e conquistaram uma geração.

Pioneiras
As Runaways estão para as garotas que curtem um som mais pesado e que sempre quiseram ter uma banda como Darwin está para a biologia. Estilo? Sim, elas tinham de sobra. Além do som, destacaram-se também, é claro, pelas performances cheias de atitude, roupas rasgadas e provocantes, e letras explicitamente sexuais.

O primeiro sucesso da banda foi a música "Cherry Bomb". Prestes a serem imortalizadas também no cinema, as próprias Runaways estão bastante empolgadas com o que viram. Cherrie Currie, hoje com 51 anos, que visitava frequentemente os sets de filmagem, elogiou a performance de Dakota Fanning."Vê-la me interpretar foi demais! Já se passaram 30 anos e eu não acredito que isso aconteceu", disse ao jornal inglês The Guardian. "Eu nem pude digerir isso direito. Ela é tão centrada, enquanto eu naquela idade não era... Ela veio à minha casa em uma tarde e nós cantamos diversas vezes. Dakota arrasou".

Kristen Stewart também tem encontrado com Joan Jett, produtora-executiva do filme. "Outro dia, atendi o telefone e ouvi aquela voz: 'Hey, Cherrie... Gelei! Disse: 'Jo, você está na área?' Mas era Kristen, que caiu na gargalhada. A voz estava igualzinha!", conta Cherrie, parecendo estar se divertindo tanto - ou quase - como nos tempos das Runaways.