Cabelos Rock N' Roll

Engana-se quem pensa que o rock n’ roll exige apenas cabelos radicais e agressivos, como os moicanos. O mundo da moda absorve o estilo e faz as mais diversas aplicações, indo além do comportamento e sempre misturando com outras tendências.
O resultado disso é refletido diretamente nos penteados. Mas para começarmos a falar do rock, é válido lembrar de suas principais influências, como os Beatles, Elvis Presley e David Bowie, e como até hoje elas se mantém como referência e inspiração. Muitos dos penteados que veremos a seguir foram claramente (e livremente) baseados nestes rock stars.


Kate Moss e Georgia Jagger

O primeiro passo para um cabelo rock n’ roll, qualquer que seja a vertente escolhida, é se esquecer dos fios milimetricamente alinhados e partir para o estilo “After Party”, que como o próprio nome diz, busca uma finalização que retoma aos cabelos desmontados e arrumados quase que ao acaso.

Para visualizar o que estamos falamos, podemos remeter a Kate Moss e Georgia Jagger (a filha top do stone Mick Jagger e Jerry Hall). Ambas fazem um estilo mais rock londrino, abusam do efeito arrumado/desarrumado e dificilmente aparecem com os cabelos chapados e lisos, buscando sempre um penteado que faz referência à Brigitte Bardot.

Esse efeito é facilmente alcançável em mulheres de cabelos liso, ondulados ou cacheados. Para as mulheres de cabelos lisos e ondulados, basta lavar os cabelos e aplicar um mousse para amassar os fios.

Quando os cabelos estiverem quase secos, com um pouco de leave-in nas mãos, passe os dedos entre os fios, para desfazer o efeito cacheado. Balance a cabeça e levante as raízes com os dedos. Pronto! Só é necessário tomar cuidado para não pesar no mousse e no leave-in, pois neste caso o cabelo fica com um aspecto de sujo, que foge do que queremos.

Esqueça os pentes e escovas.

Já para as mulheres de cabelos cacheados o caminho é inverso. Seque um pouco os fios para retirar o excesso de água e com as madeixas quase secas aplique um pouco de finalizador (pomada, cera) marcando as mechas e levantando a raiz.

No caso das duas beldades que citamos como exemplo, o corte é sem franja, com uma frente quase no mesmo comprimento do resto do cabelo. As camadas superiores são mais curtas, distribuindo o volume e levantando a raiz, criando o efeito desarrumado na parte superior.

As pontas são levemente desfiadas para criar o efeito desigual e fugir das extremidades retas. Caso utilize o babyliss para criar o efeito cacheado nas pontas, não se esqueça de desfazer os cachos com os dedos e um pouco de cera.

Siena Miller

Seguindo na mesma linha, temos Sienna Miller, que geralmente aparece com o mesmo tipo de finalização, mas por vezes aparece com uma franja bem desfiada, na altura dos olhos e não repartida.

Nesse caso, seque a franja pra frente e bagunce com os dedos, deixando a cair naturalmente.
Evite sempre repartições exageradas ou riscas, os fios devem cair naturalmente, nem em sonho remetendo ao uso de pentes.

Para esse efeito penteie a raiz dos cabelos no sentido contrário do habitual e aplique um pouco de fixador. 
Fica lindo tanto se ele estiver mais arrumado quanto se ele estiver bem bagunçado, dependendo da ocasião.

Pink

Se a opção são os cabelos curtos e descoloridos, Pink é o melhor exemplo.

Às vezes, a cantora aparece com os fios tingidos de tons de rosa, para honrar o apelido, mas os fios platinados são a base de tudo.

Os fios são mais curtos perto das orelhas e da nuca e muito desfiados no restante da cabeça, onde a desigualdade impera.

Faz referência ao tradicional moicano com um toque bem feminino, assim como o corte que Rihanna anda desfilando.

A finalização consiste em cera ou pomada, secador, dedos e nada mais. Basta bagunçar os fios e para segurar uma boa dose de laquê.

Kristen Stewart

Como último exemplo, temos Kristen Stewart, que para interpretar a vocalista da banda Runaways, Joanne Jett, cortou e escureceu os fios.

 Dentre todos, este corte é o mais fácil de manter e o mais prático. A estrutura do corte é recheada de camadas de cima abaixo, com a parte de cima mais curta e uma franja na altura dos olhos, bem desfiada.

O corte não faz o uso das linhas retas e todas as tesouradas são feitas em angulações altas. Os fios mais altos da cabeça são tão curtos que podem chegar a ficar em pé, remetendo ao estilo de David Bowie, mas esta última parte pode ser facilmente contornável evitando um comprimento tão curto desta última camada. Para finalizar, o processo é o mesmo que nos anteriores. Esqueça a escova.

Balance bem a cabeça, desembarace com os dedos e utilize pomadas e ceras para criar o efeito desarrumado. Daí pra frente é só utilizar a criatividade e refletir no seu cabelo a sua atitude descolada e ousada.

Por Fabio Petri