Que recentemente estreou sua sexta temporada, segue aqui algumas das obras literárias, referências ou autores que foram mencionados ou apareceram na série até agora.
Para os que acreditam que eles podem dar alguma pista sobre a misteriosa ilha, aqui seguem alguns pontos que mostram em que situação estes livros foram citados em Lost:
Alguns dos Livros:
Ao Fim de Tantos Anos - Susan Isaac
O livro pode ser visto na estação Cisne perto da cama onde Sawyer está se recuperando das feridas causadas pelo incidente com a balsa (livro mostrado muito rapidamente).
No passado de Kate, ela, assim como a personagem do livro, Rosie, tem que fugir após ser acusada de assassinato (em seu caso, ela é perseguida por assassinar seu pai, Wayne).
Kate também, como Rosie, reencontra com seu namorado de infância - cujo nome é Tom em ambos os casos - enquanto foge.
Alice No País das Maravilhas - Lewis Carrol
Em "White Rabbit", "Jack e Locke discutem sobre as visões de Jack e Locke o aconselha a persegui-la, uma comparação com o Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas. Locke diz a Jack para dar um tempo e considerar a possibilidade que tudo está acontecendo na Ilha por uma razão. Ele, então, diz a Jack 'Eu olhei dentro dos olhos dessa Ilha e o que eu vi... foi lindo', referindo-se ao encontro dele com o Monstro em "Walkabout"". ("White Rabbit")
Em "The Man Behind the Curtain", durante os flashbacks, vemos a mãe de Ben em um vestido muito parecido com o de Alice (azul e branco). O jovem Ben também se utiliza de um coelho branco para ter certeza de que é seguro caminhar pela floresta do outro lado da cerca sônica. Ben segue o coelho e há aí uma similaridade de quando Alice segue o coelho branco até o fundo do buraco e para dentro do País das Maravilhas.
Em "Through the Looking Glass", a referência ao trabalho literário de Charles Lutwidge Dodgson acontece quando Charlie está preso em uma estação da Iniciativa DHARMA chamada O Espelho (ou The Looking Glass em inglês, que é título do segundo livro de Alice chamado de, em inglês, Through the Looking-Glass and What Alice Found There).
Enquanto que o romance Bad Twin nunca faz referências explícitas aos eventos do seriado, há um grande número de referências do romance mencionados em Lost. Elas incluem:
Quando visita pela primeira vez Cliff Widmore no escritório, Artisan acidentalmente para no andar 42, que pertence a Fundação Hanso. Notavelmente, 42 é o último número da seqüência de números em Lost.
O pai de Cliff faz uma rápida declaração sobre Mittelwerk sendo desagradável como membro da companhia de sua própria família e que ele preferia Alvar Hanso antes de colocar Mittelwerk em seu lugar.
Enquanto estava em Los Angeles, Artisan para em um restaurante chamado "Mr. Cluck's Chicken Shack". Esse é o mesmo restaurante que Hurley trabalhava antes de ganhar na loteria.
Várias viagens de avião são feitas no decorrer do livro, utilizando a Oceanic Airlines, a mesma companhia que sofreu o acidente em Lost.
Uma comissária de bordo no vôo para a Austrália é um referência deliberada ao personagem Cindy Chandler, que era a suposta namorada de Troup. Ele havia dito que fez a personagem como uma piscadela para seu amor. Por acaso, o sobrenome de Cindy pode ser uma referência a Raymond Chandler, um dos mais famosos autores de romances sobre detetives particulares e fonte de inspirarão para Bad Twin.
Zander e Cliff, são irmãos gêmeos, mas um nasceu antes da meia noite e o outro depois, isso faz com que os aniversários deles sejam em dias diferentes. As datas dos aniversários são 15 e 16 de Agosto, ou 15/8 e 16/8. 8, 15 e 16 são três dos notórios números de Lost. As datas dos aniversários são também usadas com senhas para o acesso a propriedade do pai, a senha é 81516. Quando digitando essa senha, um dos personagens comenta durante a cena sobre como "há certos números que você se lembra por toda a vida".
A família Widmore é o centro do romance e Penelope "Penny" Widmore, filha de Charles Widmore, é apresentada no episódio final da segunda temporada como o amor de Desmond, antes dele naufragar na Ilha.
A idéia central durante todo o romance é o dualismo, seja na dualidade dos gêmeos ou nas forças opostas do bem e do mal, o narrador está constantemente se relatando aos eventos da história em termos dualísticos do mundo. Isso se relaciona perfeitamente com o recorrente mote do branco e preto em Lost.
A Bíblia
Aparições
Boone encontrou um Bíblia no avião cheio de drogas, que provavelmente pertencia à Yemi ou foi usada de propósito pelos falsos padres para o tráfico de drogas. ("Deus Ex Machina")
Desmond tinha uma Bíblia na escotilha Cisne, que foi vista na cama perto do livro "The Third Policeman". ("Man of Science, Man of Faith")
Uma Bíblia cujo interior estava vazio foi encontrada na escotilha Flecha. ("The Other 48 Days") Ela continha o pedaco que faltava no Filme de Orientação do Cisne. ("What Kate Did"). Eko fez referências a uma história do Antigo Testamento sobre Josias e o livro que tinha encontrado, antes de dar o fragmento do filme à Locke.
Uma Bíblia pode ser vista na estante de livros de Jack. ("A Tale of Two Cities")
Eko encontrou a Bíblia de Yemi na Igreja. A foto dos dois irmãos mais jovens estava entre os capítulos 4 e 5 de Isaías (sobre o julgamento de Deus) e foi aparentemente a última coisa que Yemi leu antes de entrar no avião cheio de drogas. ("The Cost of Living")
Títulos de Episódios
"Numbers" ( Livro 4 do velho testamento – o nome vem de dois censo realizados durante os 40 anos que os israelitas vagaram no deserto antes de entrar na Terra prometida em Canaã).
"Exodus: Parte 1"/"Exodus: Parte 2"
"The 23rd Psalm"
"Stranger in a Strange Land" Josué era o primeiro de Moisés e Sara (Exodus 2:22: E ela lhe deu um filho e ele lhe deu o nome de Josué: que disse: Eu tenho sido um estranho em uma terra estranha. O nome Josué pode ser traduzido literalmente como "um estranho lá" (גר שם ger sham), se referindo à fuga de Moisés do Egito.
Citações da Bíblia (faladas e escritas)
Eko recita o salmo 23 no episódio "The 23rd Psalm" e volta a recitar em "The Cost of Living" bem antes do Monstro matá-lo.
Seu Bastão tem muita citações bíblicas entalhadas nele.
Nomes Bíblicos
Adão e Eva (os apelidos dos corpos encontrados no episódio "White Rabbit")
Aaron (o nome do irmão de Moisés, como Eko mencionou a Claire)
Mais nomes bíblicos incluem James, John, Michael, Sarah, Ethan, Nathan, Jason, Benjamin, Tom, Adam, Daniel, Dan, Isaac, Adão e Eva, Stephen, Joanna, Eli, Elizabeth Rachel e Jacob.
Uma Breve História do Tempo - Stephen Hawking
Esse era o livro que Aldo estava lendo enquanto ele vigiava o prédio onde Karl estava preso. ("Not in Portland") Ele aparece marcando informações do capítulo 7, 'Black Holes Ain't So Black' (Buracos Negros Não São Tão Negros).
O capítulo fala da natureza dos buracos-negros e, especificamente, descreve o horizonte do evento, que é o limiar do caminho sem volta. A versão do livro que ele estava lendo é parecida com a edição do décimo aniversário, publicado em 1998, pois a primeira linha no topo indica a edição como está visível na imagem e essa versão tem a capa dourada.
O livro também aparece na sala de estar de Ben em "The Man from Tallahassee".
Trabalho Sujo - Stuart Woods
O livro pode ser visto na estação O Cisne na cama de Sawyer, quando ele está se recuperando dos ferimentos causados pelo acidente na balsa (o livro é mostrado muito rapidamente).
Uma cópia do livro é mostrada na estante do escritório de Jack, junto com Two Dollar Bill, também de Stuart Woods. ("A Tale of Two Cities")
Curiosidade
O livro foi publicado (2003) muito antes da data da construção que supostamente O Cisne foi feito (antes de 1980, a data do Filme de Orientação do Cisne). Isso parece ter acontecido devido a um erro de continuidade (os materiais utilizados nos cenários podem não ter sido analisados). Apesar do livro aparecer rapidamente, ele foi utilizado pelos fãs para dar suporte a teoria do reabastecimento da escotilha.
Incidente na Ponte Owl Creek - Ambrose Bierce
Pode existir alguns paralelos entre os sobreviventes e esse livro; além do fato de ambos apresentarem extensos flashbacks. Há também o fato das duas histórias serem apresentadas por pessoas que estão presas em algum lugar e só querem ir para casa.
Pode também colocar em paralelo os sonhos de alguns sobreviventes. O viajante que pertence ao grupo de União, passando-se por Soldado Confederado pode ser comparado quando os Outros se infiltraram no acampamento dos sobreviventes. Alternativamente, esse livro pode ser um referência para os escritos de Lost as teorias de alucinações.
A experiência de Farquhar na floresta logo antes de morrer encontra reflexos em LOST. "A floresta em todos os lados estava cheia de sonhos singulares, entre os quais - uma, duas vezes e de novo - ele distintamente ouvia susurros em uma língua desconhecida."
O livro foi visto em "The Long Con".
A Odisséia - Homero
Há referências ao épico grego durante o seriado, incluindo o uso de flashbacks para ilustrar cada história dos personagens.
Em particular, A Odisséia compartilha várias similaridades com a história de Desmond e seu relacionamento com Penny Widmore.
Penelope, a mulher de Odisseu, é fiel a ele durante os vinte anos de ausência, apesar de ter sido pedida em casamento várias vezes, por 108 homens.
Penny, embora tenha se casado com outro homem durante o tempo que Desmond ficou preso, parece ainda amar Desmond e está esperando por ele ser encontrado para se reconciliarem.
A Balsa de Odisseu é destruída por uma tempestade causada pelo deus do mar, Poseidon. Ele quase não sobreviveu, e ele e os restos da balsa foram levados pela correnteza até Scheria, uma Ilha Fantasma. Essa ilha está sob a proteção de Poseidon, e os seus habitantes são abençoados por todos os deuses, e sempre tem um vento favorável. Ninguém se aproxima da ilha sem o consentimento dos habitantes.
A Ilha Misteriosa - Julio Verne
A seguir estão referências diretas a essa clássica obra de Verne:
Joop, o orangotango de 105 anos da Fundação Hanso (capturado por exploradores Britânicos) foi visto pela primeira vez no começo de Lost Experience. Isso é obviamente uma referência a Jupe (Júpiter), o macaco do romance. Em uma tradução de Jordan Stump (2001, 2004, editora Random House), o nome do macaco soa foneticamente como Joop, para ser mais facilmente pronunciado pelos americanos. Dada a fama de Jules Verne e a fama do livro por todo o mundo, parece que o (ficcional) macaco capturado pelos exploradores só foi chamado assim após o romance de Verne.
O elenco de Verne também têm um cachorro, chamado Top, que está com eles na ilha. Top é um cão de caça da geração "Anglo-Norman".
A data da tempestade que consequentemente causou a queda do balão é 23 de março de 1865 (perceba o número 23).
O acidente ocorre por volta das quatro da tarde (16:00).
Os prisioneiros escaparam usando um balão, que caiu às margens de uma ilha desconhecida, onde eventos misteriosos ocorrem. Como os aviões ainda não haviam sido inventados, isso parelha com o Vôo 815 Oceanic perdido.
A queda do balão também lembra a queda do balão de Henry Gale, embora o dele tenha caído no interior da ilha e não às margens.
A seguir estão mais referências temáticas da Ilha Misteriosa:
As três partes: a Parte I narra a sobrevivência imediata das pessoas e também dá dicas sobre os acontecimentos misteriosos que virão (similar a primeira temporada); a Parte II mostra o pessoal explorando a ilha e descobrindo mais mistérios e termina com a descoberta de um navio (similar a segunda temporada); a Parte III mostra o aumento do perigo e a revelação final da ilha misteriosa. A terceira temporada de Lost também revela um crescente perigo quando os Outros provam um aumento das rivalidades com os sobreviventes do Vôo 815, embora não haja uma revelação final sobre a ilha ao final da terceira temporada.
A presença de hostis na ilha: seis piratas isolados escondidos na floresta da ilha ameaçam os fugitivos. Isso é similar a presença dos Outros hostis.
A proteção da ilha é perdida: estranhos eventos permitem que os fugitivos sobrevivam e evitem desastres (como um um sinal de fogo que os guia a um barco à velas e eles descobrem suprimentos de sobrevivência). Essa proteção é perdida quando seis sórdidos piratas estão perdidos na ilha. A fé de Locke na benevolência da ilha é perturbada quando o monstro de fumaça tenta atacá-lo.
Cyrus Smith é um engenheiro e líder dos fugitivos. Ele tem uma grande base de conhecimento e leva todas as coisas para um lado metódico e científico. Alguns traços desse personagem estão em Jack. Aqui está um frase do livro que diz respeito a Cyrus: "Entretano, o obstinado senso de razão dele foi exasperado para deparar a si mesmo com um completamente inexplicável evento e ele enfureceu-se com o pensamento que o rondava, ou talvez que estava acima dele, escondido em uma influência que ele não poderia definir." (Parte II, Cap. VI)
Harbert Brown é um menino orfão de 15 anos, filho de um capitão do mar e que tem talento para a natureza. Ele é capaz de identificar um vasto tipo de flora e fauna da ilha, o que é um inestimável talento para os fugitivos. Ter um garoro entre os fugitivos é parecido com o papel de Walt junto aos sobreviventes. O talento da natureza, em uma menor proporção, para os sobreviventes é Sun.
Gideon Spilett é um jornalista do New York Herald. Enquanto lhe falta uma habilidade especializada, ele compensa com a dedicação de ajudar da melhor maneira que puder. Charlie tem alguma dessas características. Gideon é capaz de salvar Harbert de um quase fatal ferimento causado por tiro. Então, ele tem alguma experiência médica como Jack.
Pencroff é um fidedigno, mas também um determinado e vivaz marinheiro.
Neb é um empregado Afro-Americano de Cyrus Smith. Ele é devoto de Cyrus e determinado a fazer qualquer coisa para cuidar dele. A especialidade dele é cozinhar, embora ele também seja um bom caçador e ajude com todos os esforços aos fugitivos. A devoção dele é reminiscente a relação de Rose-Bernard.
Ayrton é um marinheiro que foi exilado da Ilha Tabor quando o plano dele de tomar o navio para pirataria foi descoberto. Ele tem vive na ilha por 12 anos até quando descobriu os fugitivos. O isolamento levou ele a loucura.
Demorou muito até que os fugitivos conseguissem trazê-lo de volta a normalidade e convencê-lo de que a culpa dele havia sido perdoada. Apesar dos esforços, ele ainda vivia separado dos fugitivos. Esse personagem é muito parecido com a mulher francesa, Rousseau.
Top é um cachorro com grande inteligência. Ele é uma amigo confiável e capaz de entender e cumprir todas as ordens do seu dono o mestre Cyrus. Vincent é também um cachorro e parece saber algo mais sobre a ilha.
Na Ilha Misteriosa, o colonizador usa dinamites para explodir uma caverna submersa que mais tarde torna-se um lar melhor que o anterior, na praia. Os sobreviventes usaram dinamites para explodir a escotilha que também tornou-se um lar melhor que a praia.
Na Ilha Misteriosa, o engenheiro e o jornalista mantém segredo sobre a existência de outras pessoas na ilha. Muito parecido com o que aconteceu em Lost, onde alguns personagens guardaram segredo sobre os Outros.
O Capitão Nemo usava uma ilha deserta no pacífico com local onde ele poderia conduzir experimentos e construir um barco utilizando eletricidade, que na época do romance a eletricidade era uma coia quase mágica. Muito parecido com a Iniciativa DHARMA e os propósitos dela com a ilha.
Na Ilha Misteriosa, os colonizadores se vêem como mestres do próprio destino. Já o capitão Nemo estava os ajudando sem o conhecimento deles. Muito parecido com a dualidade Destino vs Livre Arbítrio na Ilha.
Desmond também foi pego por uma tempestade, que causou a batida do barco na Ilha (ou, como ele disse, perto de um coral)
Poseidon causou a tempestade porque ele estava bravo com Odisseu, pois ele deixou o filho dele, Polyphemus, um Ciclópe, cego.
Outras Referencias curiosas a obra da série Lost aqui!