De vez em quando você dá uma geral na sua bolsa de maquiagem?
Pois saiba que maquiagem vencida pode fazer mal para a sua pele. Algumas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nesses casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto (mesmo que ainda esteja dentro do prazo de validade).
As diferenção podem ser percebidas pela cor, na consistência ou no cheiro do produto. Qualquer sinal de diferença, o aconselhável é decartar.
Uma vez contaminados, os produtos podem causar danos como irritação, vermelhidão, coceira e até infecções. O perigo é ainda maior quando o produto é destinado à região dos olhos, como rímel, lápis ou delineador.
Dicas de conservação
A maquiagem deve ser bem conservada para não se tornar um prato cheio para bactérias, fungos e vírus.
Não jogue fora a caixinha do produto: ela traz a data de validade.
A maquiagem levada dentro da bolsa deve estar sempre muito bem fechada. Quente, escuro e com vários compartimentos, trata-se do ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos.
Nas lojas de cosméticos, nunca experimente os batons do provador! Para ter ideia da cor, aplique um pouquinho no braço, pois a pele desta área muito mais resistente.
Por ser úmido e rico em microorganismos, o banheiro não é um local adequado para guardar a maquiagem. Procure deixá-la no quarto, sempre longe de luz direta e calor.
Sabe a espátula que vem no creme? É para ser usada! Quando manipulamos o produto com os dedos, crescem as chances de contaminá-lo com microorganismos.
Outra dica importante é manter sempre seus pincéis de maquiagem limpos.
Após o uso lave-os com sabão neutro e água corrente.
No salão certifique-se que o profissional utiliza pincéis e aplicadores descartáveis, evitando assim possiveis problemas de infectação.