Alta Costura de Praia (matéria do caderno Donna, por Paola Deodoro)

A moda praia atingiu a amplitude que o segmento pede.
Diferentes ocasiões, silhuetas à mostra, estilos diversos. Não há como padronizar uma situação tão particular como é a de estar na beira da piscina ou da praia com pouca roupa. Respeitando as diferenças, a moda encontrou um ponto em comum democrático. Há algumas temporadas, o ar elegante das peças, em proporções um pouco mais comportadas, lotam os cabides das casas de moda praia.




O pacote inclui a volta triunfal e definitiva do maiô, que consegue ser mais sexy do que muito duas peças por aí. As aplicações luxuosas de pedras e metais em maxitamanhos viraram linguagem comum entre os estilistas. E os modelos são recortados, amarrados, torcidos, buscando o contorno ideal do corpo.





Frente a essas opções, muita gente pensa: e o bronzeado?



Lenny Niemeyer, uma das pioneiras em fazer beach couture, defende abertamente que essas peças não são para sofrer sob o sol. Isso porque o verão não acontece apenas com os pés na areia. É a chance de a roupa de praia se tornar traje oficial da estação, em todos os momentos. Festas no jardim, almoços na piscina e encontros de final do dia na praia são oportunidades para usar os modelos mais elegantes, combinados a camisas, pantalonas, saiotes ou bermudas.



Para mergulhar, basta mesclar o repertório com os brasileiríssimos biquínis de lacinho embaixo e cortininha em cima. Algumas coleções fizeram uma mistura nova e equilibrada. Tops grandes, com corte de regata, tiras largas sobre os ombros e excesso de tecido, combinados a partes de baixo minúsculas.



Graças à tecnologia têxtil, os tecidos elásticos tomam as formas mais inusitadas. Com textura e caimento de jérsei, alguns elastanos ajudam a formar o efeito drapeado, um dos mais desejados nas peças para 2010.



Como uma tendência só não faz verão, além das formas elegantes, as cores estão em busca de seu espaço. Depois de temporadas de tons neutros no horizonte, a faceirice das cores cítricas e fluorescentes voltam a despontar na orla.