Corte Certeiro


Para manter os cabelos bonitos e saudáveis é preciso cortá-los a cada dois meses (apenas um dedo).
O ideal é não demorar mais que esse tempo para aparar as pontas para não se correr o risco de, na próxima vez, ser necessário cortar além do tamanho desejado para eliminar as pontas duplas e ressecadas, um sinal de desgaste dos fios.

A maioria das mulheres adora mudar o visual e seguir as tendências de cortes. Mas é preciso pensar bem antes de aventurar-se em cortar os cabelos com um profissional que não seja da sua confiança. Você corre o risco de se arrepender. Em época de feriados prolongados, evite ir em salões de cabeleireiros fora da sua cidade.

Na maioria das vezes, o profissional faz o corte exato que você deseja, sem respeitar o visagismo (arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa); seu estilo de vida; sua profissão; além do seu tipo de rosto e tipo de cabelo (volume e estrutura). O corte também deve ser prático, para que você mesma consiga fazer uma escova para manter o penteado.

Tendências de cortes na TV

Curto, acima dos ombros, desfiado nas pontas
Na novela Caras&Bocas, a atriz Flávia Alessandra interpreta Dafne, dona de uma galeria de arte. Mulher dinânica e independente, sua personagem usa um corte moderno, feito à navalha para tirar o volume. É um corte que dá "balanço" aos cabelos.

O penteado pode ser mantido com secador, finalizado com chapinha. Aplicar um leave-in anti-friz, para evitar que os fios fiquem "arrepiados".

Cabelos alongados

Na novela Caminho das índias, Juliana Paes, Mara Manzan, Cléo Pires e Nívea Maria (fotos ao lado e abaixo, respectivamente) interpretam personagens marcantes.

Os cabelos das personagens indianas são longos, tradicionais na cultura daquele país. Por isso, as atrizes usam alongamento.

E a recomendação é sempre a mesma: se puder, lavar os cabelos no salão de cabeleireiros para não embaraçar. O alongamento pode receber qualquer tipo de química, desde que realizada por um profissonal experiente em química para cabelos alongados.

Outras atrizes de Caminho das Índias

Ísis Valverde usa um corte reto, na altura dos ombros, e mega-hair ondulado.
Para manter o penteado, fazer escova leve.

Débora Bloch não abandonou totalmente os cachos naturais. Ela usa um corte chanel moderno com franja desestruturada. A escova deve ser feita em todo o cabelo.

Marjorie Estiano usa cabelo repicado alongados e Juliana Alves usa tererês. Essas "trancinhas" devem ser feitas por um profissional especializado. Os cuidados são especiais para esse tipo de penteado, para conservar as trancinhas por mais tempo.

Outras famosas e novelas anteriores

Curto, desfiado nas pontas

Na novela A Favorita, a atriz Mariana Ximenes usava um corte feito à navalha para tirar o volume. Esse tipo de corte exige cuidado para moldar o rosto.

Na parte de cima da cabeça ele tem mais volume e a nuca é batida. Para manter a franja, secar com o secador e finalizar com chapinha.

Alongamento

No início da novela A Favorita, a atriz Cláudia Raia usava alongamento. Como em todo alongamento, os cabelos exigem cuidados especiais. O ideal é lavar os cabelos no salão de cabeleireiros para não embaraçar. Ele pode receber qualquer tipo de química, desde que realizada por um profissional.

Fio reto, com franja

A franja do corte de cabelo que a atriz Taís Araújo usava em A Favorita exige cuidado com o visagismo. Se a pessoa tem o formato do rosto redondo, ficará com o rosto ainda mais redondo usando franja. Corte ajeitado com secador ou chapinha e finalizado com produtos adequados.

Repicado, efilado nas pontas

A atriz Regiane Alves usou na novela Beleza Pura um corte prático, na altura do ombro, muito fácil de cuidar. Esse corte tem balanço. Não é preciso ir ao salão de cabeleireiro para hidratar nem é necessário o uso de secador ou chapinha. É lavar e sair de casa.

Curto, com volume

Um corte na nuca e que só deve ser usado por quem possui bastante volume de cabelo. É o caso do corte que a atriz Maria Clara Gueiros usava na novela Beleza Pura. Quem tem pouco cabelo não deve optar por esse corte. Pode-se incrementar com mechas para dar um aspecto mais jovem.

Curtíssimo

A Xuxa tem pouco cabelo e os fios são muito finos. Ela optou por um corte curto para dar aparência de mais volume. No dia-a-dia, usar produtos que dão volume aos fios. E tomar cuidado com o uso do condicionador. É preciso usar shampoo para cabelos secos para não diminuir o volume do cabelo.

Curto, desfiado nas pontas

A atriz Débora Falabella usava um corte efilado nas pontas, bem curto, na época da novela Duas Caras. Exige um bom profissional para realizar o corte para atingir o objetivo desejado. Ideal para quem possui os cabelos lisos. Caso contrário, necessita de escova trabalhada.

Franja

A franja de Silvia, em Duas Caras, interpretada por Alinne Moraes, ainda faz sucesso! Ela está na moda mas é preciso respeitar o visagismo para usá-la. Se o seu rosto é redondo e a sua testa é curta, com a franja seu rosto ficará ainda mais redondo. É ideal para quem possui testa e pescoço longos, em qualquer idade.

Cacheados

Débora Nascimento, a madrinha de bateria da Escola de Samba Nascidos na Portelinha (Duas Caras), usou os cabelos naturais, cacheados. É um tipo de cabelo que precisa estar sempre hidratado. Pode ser cuidado em casa, mas deve ser mantido com ativador de cachos para manter a ondulação natural.

Liso e alongado

A personagem da atriz Susana Vieira, Branca, também de Duas Caras, usava um corte totalmente reto, com alongamento. É o tipo de cabelo que fica "pesado" e tira o charme da mulher. Esse alongamento poderia ser mais efilado nas pontas para valorizar sua beleza e o seu rosto.

Repicado, com leve ondulação

Na novela Desejo Proibido, Grazi Massafera usava um corte repicado nas pontas com uma leve ondulação - que também necessita de escova trabalhada. É um corte muito difícil de ser mantido sem o auxílio do profissional.

Totalmente repicado

Outro corte que exige escova trabalhada é o que a atriz Priscila Fantin usou na novela Sete Pecados. Essa escova deve ser feita pelo profissional para dar mais volume aos cabelos.